Se você já contratou um financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), deve saber sobre a importância de renovar o contrato. O procedimento que também é chamado de aditamento Fies 2020 deve ser realizado a cada semestre.
É por meio do aditamento que você confirma que deseja continuar participando do programa, além de atualizar e/ou alterar seus dados pessoais. Caso você não realize a renovação, seu contrato de financiamento poderá ser encerrado.
Então, para evitar maiores problemas, confira o que você precisa fazer para solicitar a renovação do seu Fies!
Tipos de aditamento
Antes de mais nada, é preciso saber que existem dois tipos de aditamento, cada um com suas regras. São eles:
Aditamento simplificado
O aditamento simplificado é a renovação mais básica. Ele acontece quando não há alterações nas cláusulas do contrato e as condições de financiamento são semelhantes ao semestre anterior. O processo é bem mais rápido e não há muita complicação.
Aditamento não simplificado
O aditamento não simplificado é realizado quando é necessário alterar qualquer dado ou parte do contrato, como troca de fiador, alterações no prazo de pagamento ou outras informações.
Nesse caso, o processo é um pouco mais demorado e exige mais atenção do estudante.
Como funciona o aditamento Fies 2020?
Agora, vamos entender como funciona o aditamento Fies 2020? O procedimento é realizado a cada semestre, seguindo os prazos estipulados previamente pelo Ministério da Educação.
O processo de aditamento inicia com a instituição de ensino. A Comissão de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) cadastra os dados do estudante no SisFies. Em seguida, o aluno precisa verificar se as informações estão corretas e validá-las no sistema.
Daqui em diante, é preciso seguir as próximas etapas de acordo com a modalidade de aditamento. Você pode conferir o passo a passo para cada modalidade do aditamento Fies 2020 a seguir:
Aditamento Fies Simplificado – Passo a passo
No aditamento simplificado, o estudante precisa fazer o login no site do SisFies. Após ser redirecionado para a página de aditamento, é necessário conferir os dados fornecidos pela CPSA e confirmar a solicitação de renovação no prazo de até 20 dias.
Caso alguma informação estiver incorreta, o aluno deve recusar a solicitação de aditamento e comparecer à CPSA para corrigi-la e reiniciar o procedimento.
Em seguida, é necessário ir até a CPSA para retirar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) assinado pelos responsáveis da Comissão.
Aditamento Fies Não Simplificado – Passo a passo
Já no caso do aditamento não simplificado, é necessário ir até a CPSA para apresentar a documentação que comprove as alterações indicadas no sistema.
Quando há alterações de alguma cláusula do contrato, como mudança de fiador, o estudante ainda precisa comparecer ao agente financeiro (Caixa Econômica ou Banco do Brasil), juntamente com a documentação comprobatória e o fiador, caso seja necessário.
É importante saber que o prazo para ir até o banco é de até 10 dias após o terceiro dia útil depois da confirmação da renovação.
Em seguida, basta retornar à CPSA para entregar uma cópia do Termo Aditivo do contrato e finalizar o procedimento.
Cronograma do aditamento Fies 2020
Embora o cronograma do aditamento Fies 2020 ainda não tenha sido divulgado pelo MEC, é importante ficar de olho nos prazos para iniciar o procedimento logo nos primeiros dias.
Isso porque, entre cada etapa acima, é preciso respeitar o prazo para confirmar a solicitação de aditamento e/ou apresentar a documentação. Dessa forma, você tem mais tempo para alterar qualquer informação incorreta.
Geralmente, as renovações do primeiro semestre iniciam logo após a divulgação dos resultados do Sisu e Prouni, ou seja, em meados de janeiro e fevereiro. Já no segundo semestre, o aditamento do Fies 2020 deve ser realizado a partir do mês de julho.
Vale ressaltar que o estudante que não realizar o aditamento ou cometer algum erro durante o processo, poderá perder o financiamento. Então, se tiver alguma dúvida sobre o aditamento Fies 2020, vale a pena consultar a CPSA da sua faculdade ou entrar em contato com o MEC pelo telefone: 0800-616161.
Comente