Nesta segunda-feira (11), o Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) — principais programas governamentais de acesso ao ensino superior.
Por meio das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), essas iniciativas permitem que estudantes do Brasil todo sejam selecionados para ingressar em instituições de ensino superior públicas e privadas.
O primeiro passo para o início do processo seletivo do segundo semestre é a publicação do edital, a qual foi feita nesta quarta-feira (13). Dessa forma, as instituições podem manifestar interesse em aderir aos programas. Com isso, é possível conhecer o número de bolsas ofertado e quais cursos, por exemplo, estarão disponíveis para os estudantes.
Sisu
O estudante que participou do Enem de 2019 e quer estudar em uma universidade federal pode realizar a inscrição no Sisu em 2020 — sistema do MEC que reúne milhares de vagas de graduação em universidades públicas brasileiras. Contudo, para concorrer a uma vaga pelo programa, o candidato precisa ter obtido uma nota acima de zero na Redação da última edição do Enem.
As inscrições do Sisu 2/2020 (segundo semestre) acontecem entre os dias 16 e 19 de junho.
Saiba como se inscrever no Sisu – passo a passo
ProUni
Para aqueles que estão de olho em instituições privadas de ensino superior, o ProUni oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais (que cobrem 100% da mensalidade) em cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica.
Para se inscrever na iniciativa, o estudante que participou do Enem deve ter obtido uma média de ao menos 450 pontos e não ter zerado a redação. Além desse critério de avaliação referente ao desempenho no exame, os estudantes passam por uma avaliação da renda familiar antes de serem aprovados no programa.
As inscrições para o Prouni 2/2020 (segundo semestre) acontecem entre os dias 23 e 26 de junho.
Saiba como se inscrever no Prouni
Fies
Além dos outros dois sistemas do MEC, o candidato ainda pode concorrer a uma vaga no ensino superior pelo Fies. O programa concede financiamento a estudantes em cursos superiores privados. Para participar, o candidato que realizou a última edição do Enem deve ter obtido uma média de ao menos 450 pontos e não ter zerado a redação.
Vale destacar que, atualmente, o Fies possui duas categorias:
- A primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos;
- A segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.
As inscrições para o Fies 2/2020 (segundo semestre) acontecem entre os dias 30 e 3 de julho.
Por fim, vale ressaltar que, apesar da solicitação pelo adiamento do Enem, o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o MEC mantiveram o calendário do exame como estava previsto. O não adiamento da prova prejudica aqueles estudantes que não têm acesso à internet e/ou a um computador e, assim, não conseguem dar continuidade aos estudos em meio a pandemia do novo coronavírus.
Comente