Anualmente, diversas pessoas buscam pela oportunidade de cursar uma graduação por meio das bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Por meio desta iniciativa do Governo Federal, são distribuídas bolsas parciais e integrais em instituições de ensino superior privadas a estudantes que não podem arcar com as mensalidades.
Se você é um desses estudantes e vai tentar uma bolsa, confira o calendário ProUni 2020 e fique por dentro das principais datas do processo seletivo!
Calendário ProUni 2020
Apesar do calendário ProUni 2020 ainda não ter sido divulgado, é possível ter uma noção das principais data da seleção. Basta utilizar as datas da edição passada como parâmetro.
Para o ProUni 2020.1, as datas de referência são:
- Inscrições: período de 28/01 a 31/01;
- Primeira chamada: 04/02;
- Apresentação de informações da primeira chamada: 04/02 a 11/02;
- Segunda chamada: 18/02;
- Apresentação de informações da segunda chamada: 18/02 a 28/02;
- Inscrições para a lista de espera: 06/03 a 09/03;
- Resultado da lista de espera: 11/03 a 13/03;
- Entrega da documentação da lista de espera: 16/03 a 17/03.
Para o ProUni 2020.2, as datas de referência são:
- Inscrições: período de 11/06 a 14/06;
- Primeira chamada: 18/06;
- Apresentação de informações da primeira chamada: 18/06/2019 a 25/06/2019;
- Segunda chamada: 02/07;
- Apresentação de informações da segunda chamada: 02/07 a 08/07;
- Inscrições para a lista de espera: 15/07 e 16/07;
- Resultado da lista de espera: 18/07;
- Entrega da documentação da lista de espera: 19/07 a 22/07.
As inscrições para concorrer a uma bolsa no ProUni são feitas pela internet. Basta acessar o site do ProUni e informar os dados solicitados. Vale destacar que para participar é preciso atender alguns pré-requisitos, como:
- Ter feito o Enem no ano anterior, neste caso de 2019, e obtido nota mínima de 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado a redação;
- Ter concluído o ensino médio todo em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral;
- Apresentar comprovante de renda mensal familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa;
- Não possuir diploma de nível superior.
Também pode concorrer às bolsas do ProUni pessoa com deficiência e professor da rede pública de ensino, desde que esteja atuando na educação básica.
Veja também:
Resultado
Como mostrado no cronograma acima, o resultado do ProUni é divulgado por etapas. Na primeira chamada ― assim como na segunda ― o candidato é selecionado se a nota dele for compatível com a nota de corte do curso que escolheu. Caso seja aprovado, é preciso comprovar apresentando a documentação exigida. Só assim a bolsa pode ser garantida.
Caso o candidato não seja selecionado nas duas chamadas, ele ainda pode concorrer por meio da lista de espera. Veja a seguir como funciona essa etapa:
Lista de espera
A lista de espera é nada menos que mais uma etapa do processo de seleção do ProUni. Mas neste caso, o estudante deve manifestar interesse em participar da lista em um prazo concedido pelo MEC.
Se não houver essa manifestação, o candidato não pode mais concorrer à bolsa, ou seja, a inclusão na lista não é automática. Por isso, é importante ficar atento ao prazo dado e não perder a oportunidade.
Vagas remanescentes
Quem não conseguiu bolsa nas primeiras etapas da seleção e na lista de espera, ainda pode ter esperanças. Após o resultado do ProUni, o MEC pode surpreender a todos com um edital de vagas remanescentes, que são aquelas bolsas ofertadas que não foram preenchidas nas chamadas anteriores, inclusive na lista de espera.
Então, é preciso ficar de olho nas publicações do MEC para não perder a chance de concorrer mais uma vez às bolsas. Os requisitos para participar são os mesmos, mas como ocorre a abertura de outro edital, concorrer às vagas remanescentes requer outra inscrição.
Agora que você já sabe a previsão de cronograma ProUni 2020, que tal conferir qual a documentação do ProUni?
Comente