Conteúdo Enem 2017 – Saiba o que estudar!

Está estudando para o Enem 2017, mas ainda está em dúvidas no que deve estudar? Nessa página, você irá encontrar o conteúdo enem 2017 programático para você otimizar seus estudos e conseguir uma boa nota no exame. Confira!

Sendo a prova do Enem a principal forma de ingresso no ensino superior do país, sua importância aumentou expressivamente na vida de milhões de estudantes brasileiros. Somente em 2016, o exame recebeu mais de 8 milhões de inscrições.

Com essa demanda crescente ao longo dos anos, o MEC (Ministério da Educação), responsável pela aplicação do exame vem estudando desde 2012 formas de aperfeiçoar a prova Enem. Após a conclusão da aplicação do Enem 2016, o Ministro da Educação, Mendonça Filho anunciou mudanças no processo e também a abertura de uma consulta pública sobre eventuais mudanças estruturas na prova.

Desde a criação do Enem em 1998, o exame passou apenas por uma reformulação em 2009, quando deixou de ser apenas uma prova de avaliação da qualidade do ensino das escolas públicas e tornou-se processo de seleção de diversas universidades públicas do Brasil. No entanto, após estudos realizados pelo MEC em parceria com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela elaboração e gestão de resultado da prova do Enem nova mudanças foram aprovadas á partir do Enem 2017.

Com as novas mudanças divulgadas, só poderão participar do Enem 2017 estudantes que já concluíram o ensino médio ou estão no último ano do ensino médio, isto é, estudantes “treineiros” não poderão se inscrever. Além disso, a prova também deixou de ser utilizada para emissão de certificado de qualificação profissional. Tais mudanças visam otimizar a logística de aplicação e reduzir gastos. 

Até 2016, a prova do Enem 2016 era aplicada em dois dias, sendo o primeiro dia destinado à aplicação da prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já o segundo, para as provas de Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e Redação. Porém, tendo em vista a consulta pública realizada pelo MEC, existe a provável mudança para aplicação da prova do Enem 2017 em apenas um dia.

Com isso, as 180 questões (45 cada prova) + Redação, seriam reduzidas para: 100 questões (25 cada prova) + Redação. Essa mudança, contudo, não irá alterar o conteúdo enem 2017 programático para estudo dos candidatos.

Conteúdo Enem 2017

Apesar das mudanças nas regras de inscrição e possíveis alterações na estrutura do Enem 2017, o conteúdo exigido pelos candidatos, ou seja, as competências e habilidades ainda continuarão as mesmas dos processos seletivos anteriores.

O exame, elaborado pelo Inep tem com base a Matriz de Referência do Enem divulgado pelo Ministério da Educação em 2012. Todo o conteúdo cobrado nas 4 provas e redação tem como base esse material, tendo em vista que são conteúdos estudados pelos candidatos no ensino médio.

Nesse material, é possível encontrar programático para estudos todo Conteúdo Enem 2017 separados por competências, habilidades e assuntos que é preciso o estudante dominar para obter uma boa nota na prova e garantir sua vaga na universidade.

Para baixar a Matriz de Referência do Enem em pdf e saber o que estudar para a prova do Enem 2017, clique no link abaixo.

Gostou? Deixe seu comentário abaixo e curta nossa página no faceboook para acompanhar mais dicas de estudos para o Enem!

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 10 =