Desde sua criação, o Financiamento Estudantil (Fies), que é um programa de financiamento criado pelo Governo Federal, tem sido a oportunidade de estudantes carentes cursarem um curso de graduação em instituições de ensino privadas. Essa é a realidade de muitos alunos de cursos superiores hoje em dia.
No entanto, nem todos conseguem concluir o financiamento até o final do prazo acertado no contrato. Para esses casos, o Governo oferece um recurso chamado dilatação do Fies, que permite aos estudantes estender o prazo do pagamento do financiamento em até 2 semestres, ou seja, por até 12 meses..
Se você já é contemplado pelo Fies e está precisando fazer a dilatação, não deixe de ver este post. Nele vamos mostrar como solicitar o recurso, além de explicar quais as regras e os prazos necessários para a solicitação. Não deixe de ler!
O que é a Dilatação do Fies?
Trata-se de um artifício que possibilita que o prolongamento do contrato com o programa. Ele está disponível para todos os estudantes beneficiados pelo Fies mas que, por algum motivo ou imprevisto, não conseguiram concluir o curso no prazo estipulado.
Isso nos levar a crer que a Dilatação do Fies é destinada na maioria das vezes em casos de:
- Reprovação;
- Suspensão;
- Dependências;
- Transferência;
- Dentre outros motivos.
Quais as regras e como funcionam os prazos?
Ao solicitar a dilatação, o estudante poderá estender o prazo apenas por até dois semestres consecutivos. No entanto, é importante ficar claro que isso não altera o prazo pré-estabelecido para a amortização da dívida.
Isso quer dizer que mesmo que o período de conclusão do curso seja estendido por meio desse recurso, a dívida começará a ser paga no mesmo prazo, ou seja, 18 meses após a conclusão do curso. Nesse caso, após a nova data de conclusão após a dilatação.
A solicitação do recurso deve ser feita no início de cada semestre realizado após o período de conclusão regular. O prazo que deve ser cumprido é do primeiro dia do último mês do último semestre do curso até o último dia dos primeiros três meses do semestre seguinte.
Para entender melhor, veja o exemplo prático: 01/12 a 31/03 para os cursos encerrados no primeiro semestre; e 01/06 a 30/09 para cursos encerrados no segundo semestre.
Outra regra importante é que durante o período de dilatação o aluno só pode ser transferido para outra instituição se for para concluir o curso que está sendo financiado. Além disso, o tempo não pode ultrapassar o máximo estipulado para a dilatação.
Passo a passo para solicitar Dilatação do Fies
Para fazer a solicitação do recurso de prolongamento do contrato, é necessário utilizar o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) no prazo estabelecido pelo Programa.
A seguir, veja o passo a passo como solicitar a dilatação do Fies:
- Acesse o Portal do SisFies;
- Localize a opção “Aditamento de Contrato” e clique nela;
- Na próxima tela, preencha as informações solicitadas (CPF, senha e código número);
- Localize a mensagem que aparece acima: “Prazo de utilização do financiamento encontra-se encerrado” e clique em “Dilatação“;
- Em seguida, confira as informações sobre a dilatação que você solicitou e clique em “Gravar e prosseguir“;
- Imprima o documento e leve até à CPSA da sua Instituição de ensino.
Após feita a solicitação, a mesma é avaliada pela CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Avaliação) da instituição de ensino que o aluno estuda. Outra informação importante é que, além da dilatação, o estudante deve pedir o aditamento do semestre que está sendo dilatado.
Outro detalhe importante é que após esse processo, o contrato passa a ser não simplificado. Isso significa que o estudante deverá comparecer ao banco para finalizar o aditamento munido dos seguintes documentos:
- RG do fiador e do estudante;
- Comprovante de residência atualizado do fiador e do estudante;
- Comprovante de rendimentos do fiador;
- CPF do fiador e do estudante;
- Termo de concessão de bolsa parcial (no caso de Prouni);
- Certidão de Casamento (se houver);
- DRM (Documento de Regularidade de Matrícula) do estudante.
Sobre o Fies
Como você já sabe, o Fies trata-se de um programa de financiamento da graduação em instituições privadas de ensino. O estudante contemplado firma um contrato com o Governo Federal e passa a pagar apenas uma parcela trimestral referente aos juros do financiamento.
Esse pagamento trimestral continua durante todo o período de carência, que inclusive se estende por até alguns meses após a formatura. Após esse período, o estudante paga a dívida que pode ser parcelada e estendida por vários anos.
Como você pode notar, fazer a solicitação de dilatação do Fies não é algo difícil. Basta ter as informações certas e cumprir os prazos determinados. Se você ainda tiver alguma dúvida, deixe um comentário abaixo!
Comentários
Perdi o prazo da dilatação do Fies,como recuperar.
Perdi o prazo para solicitar a dilatação, haverá prorrogação ?
Perdi o prazo da dilatação, como faço?
Pedir o prazo o que fazer pra conseguir?