Dilatação do Fies: Veja passo a passo como solicitar

A dilatação do FIES possibilita o aumento do prazo de pagamento da dívida.

Desde sua criação, o Financiamento Estudantil (Fies), que é um programa de financiamento criado pelo Governo Federal, tem sido a oportunidade de estudantes carentes cursarem um curso de graduação em instituições de ensino privadas. Essa é a realidade de muitos alunos de cursos superiores hoje em dia.

No entanto, nem todos conseguem concluir o financiamento até o final do prazo acertado no contrato. Para esses casos, o Governo oferece um recurso chamado dilatação do Fies, que permite aos estudantes estender o prazo do pagamento do financiamento em até 2 semestres, ou seja, por até 12 meses..

Se você já é contemplado pelo Fies e está precisando fazer a dilatação, não deixe de ver este post. Nele vamos mostrar como solicitar o recurso, além de explicar quais as regras e os prazos necessários para a solicitação. Não deixe de ler!

O que é a Dilatação do Fies?

Saiba como solicitar a dilatação do Fies

Trata-se de um artifício que possibilita que o prolongamento do contrato com o programa. Ele está disponível para todos os estudantes beneficiados pelo Fies mas que, por algum motivo ou imprevisto, não conseguiram concluir o curso no prazo estipulado.

Isso nos levar a crer que a Dilatação do Fies é destinada na maioria das vezes em casos de:

  • Reprovação;
  • Suspensão;
  • Dependências;
  • Transferência;
  • Dentre outros motivos.

Quais as regras e como funcionam os prazos?

Ao solicitar a dilatação, o estudante poderá estender o prazo apenas por até dois semestres consecutivos. No entanto, é importante ficar claro que isso não altera o prazo pré-estabelecido para a amortização da dívida.

Isso quer dizer que mesmo que o período de conclusão do curso seja estendido por meio desse recurso, a dívida começará a ser paga no mesmo prazo, ou seja, 18 meses após a conclusão do curso. Nesse caso, após a nova data de conclusão após a dilatação.

A solicitação do recurso deve ser feita no início de cada semestre realizado após o período de conclusão regular. O prazo que deve ser cumprido é do primeiro dia do último mês do último semestre do curso até o último dia dos primeiros três meses do semestre seguinte.

Para entender melhor, veja o exemplo prático: 01/12 a 31/03 para os cursos encerrados no primeiro semestre; e 01/06 a 30/09 para cursos encerrados no segundo semestre.

Outra regra importante é que durante o período de dilatação o aluno só pode ser transferido para outra instituição se for para concluir o curso que está sendo financiado. Além disso, o tempo não pode ultrapassar o máximo estipulado para a dilatação.

Passo a passo para solicitar Dilatação do Fies

Dilatação do FIES SisFies
Portal do SisFies

Para fazer a solicitação do recurso de prolongamento do contrato, é necessário utilizar o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) no prazo estabelecido pelo Programa.

A seguir, veja o passo a passo como solicitar a dilatação do Fies:

  1. Acesse o Portal do SisFies;
  2. Localize a opção “Aditamento de Contrato” e clique nela;
  3. Na próxima tela, preencha as informações solicitadas (CPF, senha e código número);
  4. Localize a mensagem que aparece acima: “Prazo de utilização do financiamento encontra-se encerrado” e clique em “Dilatação“;
  5. Em seguida, confira as informações sobre a dilatação que você solicitou e clique em “Gravar e prosseguir“;
  6. Imprima o documento e leve até à CPSA da sua Instituição de ensino.

Após feita a solicitação, a mesma é avaliada pela CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Avaliação) da instituição de ensino que o aluno estuda. Outra informação importante é que, além da dilatação, o estudante deve pedir o aditamento do semestre que está sendo dilatado.

Outro detalhe importante é que após esse processo, o contrato passa a ser não simplificado. Isso significa que o estudante deverá comparecer ao banco para finalizar o aditamento munido dos seguintes documentos:

  • RG do fiador e do estudante;
  • Comprovante de residência atualizado do fiador e do estudante;
  • Comprovante de rendimentos do fiador;
  • CPF do fiador e do estudante;
  • Termo de concessão de bolsa parcial (no caso de Prouni);
  • Certidão de Casamento (se houver);
  • DRM (Documento de Regularidade de Matrícula) do estudante.

Sobre o Fies

Como você já sabe, o Fies trata-se de um programa de financiamento da graduação em instituições privadas de ensino. O estudante contemplado firma um contrato com o Governo Federal e passa a pagar apenas uma parcela trimestral referente aos juros do financiamento.

Esse pagamento trimestral continua durante todo o período de carência, que inclusive se estende por até alguns meses após a formatura. Após esse período, o estudante paga a dívida que pode ser parcelada e estendida por vários anos.

Como você pode notar, fazer a solicitação de dilatação do Fies não é algo difícil. Basta ter as informações certas e cumprir os prazos determinados. Se você ainda tiver alguma dúvida, deixe um comentário abaixo!

Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UNIGRANDE (Centro Universitário da Grande Fortaleza), escreve artigos para os mais diversos veículos e nichos, em especial educação.

Comentários

Comente