Tudo sobre o Edital do Enem 2022: Veja detalhes!

Saiba quem pode participar, novidades e o Cronograma do Enem 2022.

Tudo sobre o edital do Enem 2022
Estudantes devem ficar atento aos detalhes do edital do Enem 2022. Veja detalhes!

O Edital Enem 2022 é um documento publicado todos os anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame e que faz parte do Ministério da Educação (MEC). Por meio dele é possível acompanhar tudo sobre o Enem 2022 e não perder nenhum prazo ou regra. 

No documento é possível encontrar a data da prova, horários, e todo o cronograma do Enem 2022. O edital ainda não foi divulgado, porém, algumas informações já estão disponíveis e você pode conferir abaixo tudo que se sabe sobre o Enem 2022 até agora. 

É importante que você saiba tudo sobre o edital do Enem 2022, até para não perder nenhuma data ou regra e ser impedido de fazer a prova.

Veja os detalhes do Edital do Enem 2022

1. Cronograma do Enem 2022 

O cronograma serve para ter uma base das datas, já que o Edital do Enem 2022 ainda não foi divulgado. Uma data oficial é o dia de aplicação da prova, divulgada antes mesmo do edital: 

Data oficial da prova do Enem 2022: 13 e 20 de novembro

As datas do Enem 2022 de acordo com informações do Inep, são:

  • Pedido de isenção e justificativa de ausência: 04/04 a 15/05 de 2022;
  • Inscrições: 09/05 a 20/05 de 2022;
  • Pagamento da inscrição: até dia 21/05;
  • Aplicação da prova: 13 e 20/11de 2022.

Leia o texto até o final e saiba tudo sobre o Enem 2022

Datas e horários da prova Tradicional e Digital 

A prova é realizada em dois domingos e deve permanecer assim no edital do Enem 2022. Confira o conteúdo de cada um deles:

Primeiro domingo do Enem:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 
  • Redação
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.
  • Duração:  5 horas e 30 minutos. 

Segundo domingo do Enem: 

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias 
  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Duração: 5 horas de duração.

Tempo de duração das provas

Importante saber tudo sobre o Enem 2022, principalmente os horários de aplicação das provas e o tempo de duração nos dois dias.  Fique atento e evite adiar o seu sonho por mais um ano, já que chegar atrasado ou não preencher o seu gabarito no tempo correto, poderá levar atrasar, por mais um ano, o ingresso num curso superior com a nota do Enem. 

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas 1º dia: 19h
  • Término das provas 2º dia: 18h30

2. Quem pode participar do Enem? 

Qualquer pessoa que tenha o ensino médio pode participar do Enem, isso deve estar previsto no Edital Enem 2022, como já ocorreu em outros anos.

Para quem está no ensino médio, é possível participar como treineiro. Porém, as datas de divulgação do resultado não segue o cronograma oficial do Enem.

Veja passo a passo como se inscrever no Enem 2022

3. O que você precisa levar no dia da prova? 

  • Caneta esferográfica – na cor preta e com tubo ao redor transparente. 
  • Cartão de confirmação de inscrição;
  • Declaração de comparecimento Enem impressa – item não é obrigatório, mas você pode utilizar para abonar o dia no trabalho.

4. Novidades do edital Enem 2022  

Muitas novidades previstas para o edital Enem 2022 ainda não foram divulgadas, mas o que se sabe é que deve acontecer a aplicação em pelo menos três modalidades do exame: Tradicional, Digital e Seriado. 

Sendo assim, os alunos terão ainda mais uma chance de concorrer às vagas das universidades. Podendo optar por realizar  exame em duas modalidades ou apenas uma. 

Enem Tradicional 

O Enem tradicional é uma prova já conhecida por muitos estudantes. Nela cada estudante recebe um  caderno de questões e gabaritos de cores (amarelo, azul, cinza, branco e rosa) e ordem diferentes, mas com as mesmas questões. 

O exame é formado por quatro provas objetivas (múltipla escolha) e uma redação em Língua Portuguesa. Cada prova deve ter 45 questões. Tradicionalmente aplicada uma vez no ano e com validade para os dois semestres do ano seguinte para a maioria dos programas de ingresso das universidades. A exceção é no Fies, que aceita edições realizadas desde 2010. 

Mesmo com as novidades esperadas para o edital Enem 2022, esta prova deve continuar válida e se somar às novas modalidades. 

Enem Digital

O Enem Digital não é muito diferente do tradicional, a mudança na verdade é no método de aplicação. Nele, o estudante realiza a prova por meio de um computador, apenas com a redação sendo no formato impresso e folhas de rascunho nos dois dias. 

Outra diferença é que apenas pessoas que já tenham concluído o Ensino Médio podem optar por esta modalidade, que também possui limite de inscritos. As vagas são ofertadas de acordo com a ordem de inscrição.

Esse tipo de aplicação é interessante principalmente para acessibilidade, já que para aqueles tiverem o pedido aprovado pelo Inep, poderão contar com a prova ampliada ou superampliada. 

Enem Seriado 

Mais uma maneira de disputar uma vaga nas universidade será o Enem Seriado. A avaliação será computada com base na prova do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação) realizada pelo Ensino Médio. 

Hoje a avaliação Saeb já existe, mas é a cada dois anos e utilizada para outros fins. Com o Enem Seriado, que deve estar no Edital Enem 2022, a prova passará a ser anual e online.

Com isso, as correções também devem ser no mesmo sistema do Enem. Ao final do 3º ano, cada estudante terá a média das provas dos três anos e poderá se inscrever para vagas desta modalidade sem precisar fazer o Enem tradicional. 

Importante destacar que as vagas para o Enem tradicional de Enem Seriado não serão as mesmas, por isso, se você realizar as duas provas, a sua chance pode aumentar. 

Ainda não está claro o número de questões que deverão ter as  provas, mas é esperado que a avaliação seja realizada com conhecimento referente a série estudada pelo aluno e não o conteúdo geral. A prática poderia servir também para acompanhar a evolução do aluno. 

Dicas para se preparar para o Enem 2022:

Agora que você já sabe tudo sobre o Edital Enem 2022, é preciso se preparar para a prova. A determinação é fundamental, mas é preciso saber qual a maneira certa de aplicar os seus esforços, por isso, nós preparamos algumas dicas para você. 

Organize um cronograma de estudos 

Não a toa esta é a nossa primeira dica, não adianta sair estudando sem organização das matérias ou horários ou achar que já sabe tudo sobre o Enem 2022.

Monte um cronograma de estudos incluindo todas as matérias e defina também as suas estratégias de estudo. 

Você vai estudar em qual ordem os conteúdos? Terá ajuda de alguém? Qual o tempo máximo que você pode utilizar por semana para estudar para o exame? 

Procure provas anteriores

Uma boa maneira de não se surpreender com o formato de prova do Enem é buscar avaliações anteriores, tentar entender como os conteúdos são cobrados e até treinar a interpretação das questões. 

Confira: Baixe as provas anteriores e gabaritos oficias do Enem em PDF (todos os anos)

Faça simulados 

Fazer simulados pode ser uma excelente opção para treinar o seu conhecimento e de quebra aprender também a gestão de tempo, já que no dia da prova oficial o tempo é definido e não poderá ser prolongado. 

Mesmo que você ache que já está pronto para tudo sobre o Enem 2022, busque sempre informações das provas.

Faça redações com temas atuais 

Zerar a redação pode ser um problemão, principalmente porque muitos programas, como o SiSu e o Prouni não admitem inscrições de alunos que não pontuaram nesta área. 

Por isso, além de ajudar a estudar as atualidades, fazer redações no formato Enem poderá te auxiliar a não zerar neste quesito. 

Veja os possíveis temas de Redação para o Enem 2022

Agora que você já sabe tudo sobre o edital do Enem 2022, compartilhe esse texto com amigos e familiares. Para mais dicas de Enem e vestibular, acompanhe o nosso site!

Estudante de Medicina em Belo Horizonte. Foi aprovado na UFRJ + 3 faculdades particulares com bolsa integral usando a nota do Enem. Criou o Foco no Enem para ajudar outros estudantes a irem bem no exame.

Comente