Enem 2019 para treineiros – Saiba como funciona

Veja como funciona a prova do Enem 2019 para treineiros: inscrição, data da prova e consulta de resultados.

Apesar de terem ocorrido muitas mudanças no Enem nas últimas edições, ainda é permitida a participação dos treineiros. Desse modo, quem ainda não concluiu o ensino médio e quer fazer as provas para se auto-avaliar, pode se inscrever no processo seletivo.

Mas, é importante saber quem nem todos os estudantes que estão fazendo o ensino médio precisam ser treineiros. Para você entender como funciona o Enem 2019 para treineiros e tirar essas dúvidas, preparamos esse texto. Então, não deixe de ler!

Enem 2019 para treineiros

Enem 2019 para treineiros

Assim como o Enem é uma oportunidade para os estudantes ingressarem no ensino superior ― seja por meio do Sisu, do Prouni ou do Fies ― ele é também uma forma de auto-avaliação dos alunos que ainda não concluíram os ensino médio.

Eles são os treineiros, que testam seus conhecimentos como forma de se preparar para o exame. Mas, quem são considerados treineiros e quem não são?

Quem são considerados treineiros?

Basicamente, os treineiros são os candidatos que possuem idade inferior a 18 anos no dia da primeira prova, mas que vão concluir o ensino médio no ano posterior à realização do exame. Neste caso, o Enem serve apenas como treino e sua nota não pode ser considerada para ingressar no ensino superior.

Quem não são treineiros?

Os participantes que não têm ensino médio, que tenham 18 anos ou mais no dia de aplicação da primeira prova. Esses podem usar o Enem para ingressar no ensino superior. No entanto, devem concluir antes o ensino por meio da prova de certificação específica ou pelas vias normais.

Entenda como funciona a inscrição para treineiros

As inscrições para treineiros funcionam da mesma forma que para estudantes que vão fazer o exame .para valer. Isso significa que no dia das inscrições divulgadas pelo Inep, basta acessar o site oficial do Enem, informar os dados solicitados e fazer o pagamento da taxa de inscrição.

Apesar de fazer a prova na condição de treineiro, esse estudante não está isento da taxa de inscrição, a menos que ele solicite a isenção atendendo aos requisitos, que são:

  • Estar cursando o ensino médio na rede pública de ensino;
  • Estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), com renda familiar de até meio salário por pessoa ou ter renda familiar de até três salários mínimos;
  • Ter concluído o ensino médio na rede pública de ensino ou em escola particular na condição de bolsista integral e possuir renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Quando sai o resultado para os treineiros

Os estudantes que fizerem o Enem 2019 para treineiros não recebem o resultado no mesmo dia que os outros participantes. Enquanto esses ficam sabendo suas notas geralmente na segunda quinzena de janeiro, os treineiros só consultam seu resultado 60 dias após a divulgação do resultado oficial. Então, eles ficam um pouco mais ansiosos que os demais candidatos para saber se foram bem ou não nas provas.

E aí, entendeu melhor como funciona participar do Enem 2019 para treineiros? Se ainda tiver alguma dúvida, compartilhe com a gente nos comentários!

Leave a Reply