Importância da vacinação no Brasil – Proposta de Redação ENEM

Confira dados e informações sobre a vacinação no Brasil para ajudá-lo a escrever uma redação do Enem.

Muitas doenças que estavam erradicadas no Brasil e no mundo voltaram a aparecer nos últimos anos. É o caso do sarampo, rubéola e poliomielite, por exemplo. Por isso, a vacinação no Brasil é um tema que está sendo bastante discutido e que pode ser explorado pelo Enem 2019, seja em questões de atualidades ou na redação.

Então, se você está se preparando para o Enem, vale a pena pesquisar e entender sobre o assunto. Pensando nisso, selecionamos as principais informações para que você entenda a importância da vacinação no Brasil e como abordar o tema na redação do Enem. Aproveite!

O que é uma vacina?

Importância da Vacinação no Brasil - Enem

Antes de iniciar a discussão, você precisa entender que as vacinas são produzidas a partir do próprio agente causador da doença, o antígeno. Ele é injetado em nosso corpo de forma inativa ou enfraquecida e, dessa maneira, não é capaz de causar a doença. Na verdade, o antígeno serve para estimular a produção de anticorpos pelo nosso sistema imunológico, nos protegendo contra determinada doença.

Contexto histórico da vacinação no Brasil

No mundo, a vacinação surgiu como uma maneira de combater a varíola, uma doença que apavorava as pessoas no mundo todo desde a antiguidade. No século XVIII, percebeu-se que as pessoas que tinham contato com a varíola bovina não apresentavam a varíola humana. Assim, surgiram estudos acerca da imunização e, logo a prática se espalhou pelo mundo.

No Brasil, o contexto histórico do surgimento da vacina foi bem polêmico. Em 1904, a população do Rio de Janeiro enfrentou uma grande epidemia de varíola. Além disso, a cidade tinha altos índices de peste bubônica e febre amarela.

Para erradicar as doenças, o diretor geral de Saúde Pública, Oswaldo Cruz, propôs a obrigatoriedade da vacinação para toda a população. A lei foi aprovada e a população se rebelou.

Na época, faltavam informações e as pessoas pensaram que a vacinação era uma forma de exterminar a população pobre do Rio de Janeiro. Foi aí que iniciou a Revolta da Vacina com uma série de protestos e confrontos violentos entre a população e os militares.

A importância da vacinação no Brasil

Para você ter uma noção da importância da vacinação, antes das vacinas se popularizarem, uma a cada cinco crianças morriam por causa de doenças infecciosas. Atualmente, essas doenças são facilmente evitadas por meio da imunização. Portanto, podemos dizer que a vacinação foi fundamental para erradicar diversas doenças no país e salvar milhares de vidas.

Passado o período de revolta da população, a vacinação no Brasil evoluiu bastante. Com o surgimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a população passou a se informar e aderir à vacinação.

Atualmente, o país tem um sistema de imunização que serve de modelo para outros países no mundo e, anualmente, o governo federal distribui 300 milhões de doses de vacinas.

Em uma proposta de redação sobre a importância da vacinação no Brasil, você poderia apresentar os seguintes dados sobre as vacinas:

  • Em 1980, o Brasil registrou 1200 casos de poliomielite (a popular paralisia infantil). Com a vacinação, os números diminuíram gradativamente: em 1981 foram 122 casos e 42 em 1982. Em 1989, foi registrado o último caso da doença.
  • A redução dos casos de rubéola também é uma indicação da efetividade das vacinas. Em 1997, o Brasil possuía mais de 30 mil casos registrados da doença. Após diversas campanhas de vacinação, houve uma redução de quase 90% e, em 2002, havia pouco mais de 400 casos de rubéola no país.

Todos esses dados servem para exemplificar a importância da vacinação na redução e eliminação de várias doenças no Brasil.

Reaparecimento de doenças erradicadas

Um tópico importante e atual sobre a importância da vacinação no Brasil é sobre o reaparecimento de doenças que já haviam sido erradicadas, como é o caso sarampo que já atingiu pessoas em alguns estados do país.

De acordo com o Ministério da Saúde, as taxas de vacinação no país estão diminuindo bastante. Para você ter uma noção, em 2017, a vacinação de bebês com menos de um ano de idade atingiu o menor nível em 16 anos.

O fato é que as pessoas estão parando de tomar vacina e isto está possibilitando a volta de doenças graves, capazes até de matar e que poderiam ser evitadas. Ironicamente, uma das razões para a diminuição nas taxas de vacinação é justamente o sucesso das campanhas.

Doenças como poliomielite, rubéola, tétano e coqueluche são alguns exemplos de condições comuns no passado. Porém, as novas gerações que não conviveram com essas doenças acreditam que as condições não são uma ameaça e que não há necessidade de se imunizar.

Além disso, nos últimos anos, o movimento antivacina ganhou força no mundo todo. Com a disseminação de notícias falsas, os membros do movimento questionam a eficácia e segurança das vacinas e incentivam os pais a não vacinarem seus filhos.

Agora que você já tem fatos e dados que comprovam a importância da vacinação no Brasil, qual seria sua proposta de intervenção na redação do Enem? Deixe sua sugestão nos comentários!

Comente