Inscrições Encceja 2019: prazo vai até 31 de Maio. Veja como fazer!

A edição deste ano acontece em agosto e as inscrições para o Encceja 2019 serão realizadas pela internet.

As principais datas do Encceja 2019 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) já foram divulgadas. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o período das inscrições Encceja 2019 será de 20 a 31 de maio. O exame será aplicado em todo o país no dia 25 de agosto.

Os participantes que se inscreveram na edição anterior e não compareceram ao exame precisam justificar a ausência para se inscrever na prova deste ano. Para isso, é necessário enviar ao Inep os documentos que comprovem o motivo da ausência. O prazo para as justificativas vai até o dia 24 de abril.

Sobre o Encceja

Inscrições Encceja 2019: Veja como fazer!

O Encceja é uma prova aplicada para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. As inscrições Encceja 2019 são gratuitas e é preciso ter uma idade mínima para participar do exame.

Para obter o certificado do ensino fundamental, o jovem precisa ter pelo menos 15 anos na data de realização do exame. Quem busca a certificação de conclusão do ensino médio precisa ter a partir de 18 anos de idade.

Porém, apenas se inscrever e realizar a prova não garante o diploma. Os candidatos precisam obter pelo menos 100 pontos em cada área de conhecimento do Encceja. Além disso, é necessário alcançar, no mínimo, cinco pontos na prova de redação.

Um diferencial do Encceja é a possibilidade de conseguir a Declaração Parcial de Proficiência. Isso acontece quando o participante obtém a nota mínima apenas em algumas das provas, mas não em todas. Com isso, o candidato pode se inscrever na próxima edição e realizar apenas as provas em que não conseguiu a pontuação mínima exigida.

Inscrições Encceja 2019

As inscrições Encceja 2019 poderão ser feitas pela Página do Participante. A participação é totalmente gratuita e voluntária.

Para se cadastrar no exame, o candidato precisa informar seus dados pessoais, como CPF, RG, estado civil, nacionalidade etc. Também é importante preencher as informações de contato com e-mail válido, telefone fixo e celular.

Na sessão de informações sobre a prova, o candidato que for participar do exame pela primeira vez, deverá selecionar todas as áreas do conhecimento no nível de ensino para o qual almeja a certificação. Aqueles que já participaram anteriormente e obtiveram a pontuação mínima, terão uma tela apenas com as áreas do conhecimento que ainda precisa se inscrever.

Após confirmar todos os dados e preencher o formulário socioeconômico, sua inscrição estará concluída e você poderá anotar seu número de inscrição.

Estrutura da prova

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos obedecem aos requisitos básicos do ensino fundamental e ensino médio. O exame é estruturado a partir da Matriz de Competências e Habilidades e é composto por quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha em cada e uma redação.

As áreas de conhecimento cobradas em cada prova são:

Ensino Fundamental:

  • Ciências Naturais;
  • História e Geografia;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática.

Ensino Médio:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Resultado Encceja 2019

Até o 10º dia útil após a aplicação do exame, os candidatos terão acesso ao gabarito no Portal Oficial do Inep. A data de divulgação do resultado ainda não foi informada. Porém, assim como nas edições anteriores, o resultado do Encceja 2019  deve ser publicado a partir de outubro.

Lembrando que o participante só consegue obter o Certificado de Conclusão do ensino fundamental ou médio se atingir o mínimo de 5 pontos na redação e 100 pontos em cada prova objetivo, ou seja, 50% da nota máxima. Caso contrário, o candidato obtém a Declaração Parcial de Proficiência apenas nas provas em que atingiu a pontuação mínima exigida.

Após a divulgação do resultado do Encceja 2019, o inscrito que teve o desempenho esperado, poderá solicitar o seu certificado na Secretaria de Educação da sua cidade ou nas instituições de ensino conveniadas ao Inep.

Cronograma Encceja 2019

Confira as principais datas do Encceja 2019:

  • Divulgação do edital: abril
  • Justificativa de ausência: de 15 a 24 de abril
  • Inscrições Encceja 2019: de 20 a 31 de maio
  • Divulgação dos locais de prova: não informado
  • Aplicação da prova: 25 de agosto
  • Divulgação do gabarito: até 6 de setembro
  • Resultado: não informado

Próximos passos

O participante que visa a certificação do ensino médio também poderá se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Assim, se o candidato alcançar as pontuações mínimas em ambos exames, poderá participar de programas de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Agora que você já sabe como funcionará as inscrições Encceja 2019, fique atento à divulgação do edital.

Conteúdo diário sobre o Enem, SiSU, ProUni e Fies. Sugestões de conteúdo: contato@foconoenem.com

Comentários

Comente