MEC anuncia mudanças no Enem, Prouni e FIES 2017 – Confira!

O Ministério da Educação (MEC) divulgou em nota que fará uma coletiva de impressa após a conclusão da segunda aplicação da prova do Enem 2016, nos dias 3 e 4 de dezembro. O objetivo da coletiva será anunciar as novas regras do Enem, que de acordo com o órgão era planejada para 2015 pela gestão do ex-ministro Mercadante.  Confira todos os detalhes:

Novo Enem 2017

novo-enem-2017

As novas regras do Exame Nacional do Ensino Médio, ou seja, á partir da edição 2017 já foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Veja o que mudará nas próximas edições do Enem:

  • O Enem 2017 não será mais usado para emitir Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Para isso será criado um novo exame, chamado Encceja.
  • Estudantes “treineiros”, matriculadas no ensino fundamental ll e nas duas primeiras séries do ensino médio não poderão realizar as inscrições nos próximos exames.
  • Os candidatos terão um limite de até 3 solicitações de isenção da taxa de inscrição do Enem. Na quarta tentativa, o estudante terá que pagar a taxa para realizar o exame.
  • O valor da taxa de inscrição aumentará de R$ 68 para R$ 74 á partir do Enem 2017.
  • O Enem contará com 4 modelos diferentes de provas nas próximas edições:

1) Simulado para os candidatos “treineiros” em Julho/2017 (*)
2) Enem – Sistema Universal em Outubro/2017
3) Enem – Sistema Prisional (PPL) em Dezembro/2017 (*)
4) Enem (curinga) em caso de adiamento por interrupção de energia elétrica, falhas nos locais de provas, ocupações ou algo que possa colocar riscos na aplicação das provas do exame.

As mudanças acima são os oficiais e já estão incluídas no DOU após coletiva com o Ministro da Educação Mendonça Filho. Ademais, o INEP – órgão responsável por elaborar o exame, também estuda a possibilidade de realizar mudanças no formato de prova, pretendendo diminuir o número de questões e ser aplicado em um único dia.  Além disso, os candidatos sabadistas poderão ter outro tipo de prova e ser aplicado em data diferente.

No mais, o MEC também pretende desvincular ou extinguir as plataformas “A Hora do Enem” e “Geekie Games” nas próximas edições. As plataformas serviam como auxílio na preparação dos estudantes, com vídeo aulas, desafio e simulados.

 * Datas a serem confirmadas. 

Reformulações no Prouni e FIES em 2017

O Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Financiamento Estudantil (Fies) também passarão por mudanças á partir de 2017. No entanto, as informações oficiais sobre a reformulação serão apenas divulgadas após a conclusão da segunda aplicação Enem 2016.

Com informações do Portal Nacional da Educação – PNE

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =