Melhores Faculdades de Medicina de São Paulo

Conheça os melhores cursos médicos da cidade de SP.

O início de uma carreira na Medicina começa com uma graduação de qualidade, concorda? Nesse sentido, matricular-se em uma instituição com alto desempenho é o primeiro passo para ser bem-sucedido na área da saúde. 

Pensando nisso, reunimos um ranking com as melhores faculdades de Medicina de São Paulo. Confira! 

10 melhores faculdades de Medicina de São Paulo

1. Universidade de São Paulo – USP

Além de ser o destaque entre as faculdades de São Paulo, a USP também é a melhor faculdade de Medicina do Brasil de acordo com o RUF 2019. 

O curso da USP é um dos mais concorridos do país. Para você ter uma noção, em 2018, a relação de candidatos-vaga para Medicina nos três campi foi a seguinte: São Paulo (115,2), Ribeirão Preto (108,7) e Bauru (86,9). 

É possível ingressar na USP pelo vestibular da Fuvest ou pelo Sisu

2. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Em segundo lugar, temos o curso de Medicina da UNICAMP, que é o mais antigo da instituição. Localizada na cidade de Campinas, a universidade conta com hospital, centro de atenção à saúde da mulher, hemocentro, centros de saúde, dentre outras instituições. 

O ingresso na UNICAMP é realizado por meio de vestibular próprio e pelo Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). 

3. Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

A terceira colocada é a UNIFESP. Seu curso de Medicina é destaque pela estrutura com uma das maiores bibliotecas do país, laboratórios de pesquisa, hospital escola e uma rede com serviços de assistência primária e secundária. 

O ingresso na UNIFESP pode ocorrer de duas maneiras: pelo Sisu ou pelo Sistema Misto de Ingresso, que utiliza a nota do Enem mais uma prova complementar. 

4. Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP

O curso de Medicina da UNESP é ofertado no campus de Botucatu. No vestibular de 2019, o curso foi o mais disputado da instituição, com 307,8 candidatos por vaga. 

Uma curiosidade interessante é que a instituição oferece um cursinho pré-vestibular para estudantes de baixa renda que desejam ingressar em algum curso superior. 

5. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo – FCMSCSP

O curso de Medicina da FCMSCSP é o primeiro colocado entre as instituições particulares do estado de São Paulo. O hospital escola da instituição é a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, que o foi o primeiro a formar médicos e cirurgiões no estado. 

6. Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR 

No curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos, os alunos aprendem as seguintes áreas de competência: Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde. Atualmente, o ingresso na instituição é feito por meio do Sisu. 

7. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP

Em sétimo lugar no ranking de melhores faculdades de Medicina de São Paulo, temos a FAMERP. A instituição de ensino pública fica no município de São José do Rio Preto e é considerada uma das faculdades de Medicina e Enfermagem mais conceituadas do Brasil. 

8. Faculdade São Leopoldo Mandic – SLMANDIC

A instituição de ensino superior privada é localizada em Campinas. O curso de Medicina da SLMANDIC possui laboratórios bem equipados e ainda conta com robôs de última geração para simular os pacientes e auxiliar no estudo prático. 

9. Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA

A FAMEMA é uma faculdade pública do estado de São Paulo, localizada na região Sul de Marília. A instituição conta com uma estrutura formada por três hospitais de clínicas, hemocentro, ambulatório de especialidades, instituto de olhos, oncoclínica e centro de reabilitação.

10. Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP

A PUC-SP define seu curso de Medicina como tradicional e inovador. A instituição particular foi a primeira a oferecer a graduação fora das grandes capitais e, atualmente, a faculdade de Medicina é localizada em Sorocaba. 

O ingresso na instituição é realizado por meio de um vestibular próprio. Além disso, é possível concorrer a uma bolsa de estudos pelo Prouni

Gostou de conhecer as melhores faculdades de Medicina de São Paulo? Então deixe um comentário abaixo contando se você pretende seguir a carreira médica!

Comente