O que são vagas remanescentes no Sisu, Prouni e Fies?

Saiba tudo sobre as vagas que ficam disponíveis para segunda chamada nos principais processos seletivos do país e como garantir a sua.

Vagas Remanescentes no Sisu, Prounie  FIES

Todos os anos, milhares de vagas são abertas nos três principais programas de acesso ao Ensino Superior do país, criados pelo Governo Federal, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e Programa Universidade para Todos (Prouni). No entanto, nem todas são preenchidas, por diversos motivos, desde atraso com os prazos de matrícula, até desistência do próprio candidato. Estas são chamadas de vagas remanescentes.

No semestre seguinte, as vagas remanescentes ficam disponíveis para os candidatos que não alcançaram nota adequada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso na universidade na primeira chamada. Um novo calendário é criado e, neste momento, os estudantes podem se inscrever para tentar novamente uma colocação em uma instituição de Ensino Superior.

Neste artigo, explicaremos como funcionam as vagas remanescentes para cada um dos três processos seletivos que se utilizam da nota do Enem para o ingresso em universidades públicas e privadas.

Como funcionam as vagas remanescentes?

Como mencionamos, as vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas por candidatos aprovados nas primeiras chamadas dos processos seletivos dos programas de ingresso na universidade.

No semestre seguinte à primeira chamada, estas ficam disponíveis para os candidatos que não conseguiram ingressar e que manifestaram interesse em participar da lista de espera para a segunda chamada.

Cada um dos programas (Sisu, Fies e Prouni) tem suas próprias regras e cronogramas para as vagas remanescentes. A seguir, explicaremos detalhadamente sobre como funciona para todos eles. Confira!

Fies

As vagas remanescentes do Fies, são oferecidas anualmente, no início do segundo semestre letivo e a disponibilização das mesmas é feita em dois blocos distintos. O primeiro, somente para cursos das áreas da ciência da computação, da engenharia, da saúde, licenciatura e pedagogia. As vagas para as demais áreas são disponibilizadas no dia seguinte ao início das inscrições.

O prazo para as inscrições na candidatura às vagas remanescentes do Fies é de, pelo menos, cinco dias.

Podem se inscrever estudantes que se encaixem nos seguintes requisitos:

  • Ter participado de qualquer edição do Enem a partir do ano de 2010;
  • Tenham obtido nota igual ou superior a 450 e acima de zero na redação;
  • Possua renda familiar bruta per capita de até três salários mínimos;
  • Não esteja matriculado em nenhuma instituição de Ensino Superior;
  • Não possua débitos de financiamentos anteriores pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educativo.

Prouni

No Prouni, as vagas remanescentes se destinam a estudantes que já tenham realizado sua matrícula em alguma instituição privada de Ensino Superior e que atendam aos requisitos socioeconômicos do programa.

Ao contrário do processo seletivo da primeira chamada do Prouni, as vagas remanescentes são oferecidas de acordo com a ordem de inscrição, e não mais pelo valor da nota obtida no Enem. Aliás, para ocupar uma dessas vagas nem é necessário que o estudante tenha participado da última edição do exame, já que é possível utilizar a pontuação obtida em edições anteriores.

Para conseguir uma vaga remanescente pelo Prouni é necessário cumprir com alguns pré-requisitos, tais como ser brasileiro, não possuir diploma de Ensino Superior, ter participado de alguma edição do Enem a partir do ano de 2010 com nota acima de zero na redação e superior a 450 na média geral, e possuir renda bruta per capita de até três salários mínimos.

Além disso, vale ressaltar que professores da rede pública de ensino podem concorrer a uma vaga no Prouni, desde que este não tenha participado do Enem para algum curso de licenciatura.

Sisu

Anualmente, são disponibilizadas 240 mil vagas em diversas instituições públicas de ensino superior em todo o país pelo Sistema de Seleção Unificado, o Sisu, fazendo com que este seja o mais concorridos programas de ingresso, com uma relação de candidato por vaga de 2,5 milhões para um.

É isso mesmo: são 2,5 milhões de estudantes que almejam ocupar uma única vaga em uma universidade pública. À primeira vista, os números podem ser desanimadores, tamanho o desafio que é alcançar uma colocação e realizar o sonho de entrar em uma Federal. No entanto, a cada edição, centenas de vagas não são ocupadas ao final do período das inscrições e isso ocorre por diversos motivos, principalmente desistência e perda dos prazos.

As vagas que não foram ocupadas podem ser preenchidas no semestre seguinte mediante a manifestação de interesse de um candidato em participar de uma lista de espera pela segunda chamada do programa.

Assim, o estudante que manifestou interesse aguardar pelas vagas remanescentes poderá ser convocado pela própria universidade e deverá estar atento a todas as informações e prazos referentes à matrícula, que estarão disponíveis no site da instituição.

As vagas remanescentes para os três programas de acesso ao ensino superior existem como uma segunda chance para estudantes que não foram selecionados na primeira tentativa. Portanto, se não foi possível ingressar no primeiro semestre, não desanime! Inscreva-se na lista de espera e aguarde pela divulgação dessas vagas!

Jornalista e pós-graduanda em Literatura Brasileira. Atua como criadora de conteúdo, revisora e tradutora. Quer ser muitas coisas e é verdadeiramente apaixonada por tudo o que faz.

Comente