Simulador do FIES – Saiba como simular seu Financiamento

Veja quanto vai gastar com o Financiamento Estudantil (FIES), o prazo médio para quitar a dívidas, taxa de juros do seu curso superior.

Simular o Fies: juros, taxas e prazos

Seria ideal saber com antecedência os valores das prestações a serem pagas em todas as fases do financiamento e o tempo médio que conseguirá quitar a dívida, não é mesmo? Pois saiba que isso é possível com o Simulador do Fies

A ferramenta online é disponibilizada pelo Ministério da Educação e é bem simples de usar. Quer saber como funciona e como utilizar para simular o seu financiamento estudantil? Então continue a leitura!

Como funciona o Simulador do FIES?

Primeiramente, você precisa entender que o simulador do Fies é uma ferramenta ilustrativa e que apresenta as informações aproximadas sobre o financiamento. Logo, pode ser que os valores e prazos informados sejam diferentes daqueles fornecidos pela instituição financeira. 

Ainda assim, o simulador do Fies pode ser bem útil para você ter uma noção prévia das condições do financiamento e analisar se vale a pena utilizá-lo. Além disso, você ainda diminui o risco de fazer uma dívida que não conseguirá quitar futuramente. 

Também é importante saber que o sistema calcula os valores das prestações com base nas informações que você inclui na ferramenta. Portanto, quanto mais próximos da realidade forem os dados fornecidos, mais precisa será a simulação.

Veja como simular o financiamento do seu curso

Vamos para a parte prática e entender como usar o simulador do Fies? Veja o passo a passo: 

Simulador do Fies
  1. Acesse o Portal do SisFies pelo link: http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=simulacao;
  2. Insira as informações necessárias para fazer a simulação, tais como: duração do curso, semestres já concluídos, tipo de financiamento e valor da mensalidade;
  3. Em seguida, clique em “Simular”.
  4. Pronto! O resultado é apresentado imediatamente. 

O simulador do Fies informa os valores aproximados das mensalidades que o estudante precisa pagar e qual a porcentagem que poderá ser financiada. 

Quais são as regras do FIES?

Agora que você já sabe como usar o simulador do Fies, é importante conhecer algumas regras importantes sobre o financiamento. Afinal, o programa passou por várias mudanças recentemente e muitas pessoas ainda possuem dúvidas. 

A primeira mudança significativa é a criação de novas modalidades de financiamento. Assim, o Fies pode ser dividido da seguinte maneira: 

  • Modalidade 1: os financiamentos estudantis do Fies são concedidos a juros zero. Para isso, o estudante precisa ter renda familiar mensal de até três salários mínimos. Nesta modalidade, os valores das parcelas serão definidos de acordo com o limite de renda de cada estudante. 
  • Modalidade 2: a segunda opção de financiamento é o P-Fies, na qual o estudante pode ter renda familiar mensal entre três e cinco salários mínimos. Nesta modalidade, o financiamento é ofertado por bancos privados e a taxa de juros é variável.

Veja também:

Fases de financiamento: utilização e amortização

Ao usar o simulador do Fies, você também precisa ficar atento com as fases de financiamento. 

Com as mudanças, não existe mais período de carência. Esta etapa funcionava como uma “tolerância” de 18 meses para que o estudante pudesse iniciar sua carreira e conseguir um emprego antes de começar a pagar as parcelas do financiamento. 

Portanto, o Novo Fies possui duas fases, conforme explicaremos a seguir. 

Utilização

Esta fase é iniciada no momento em que o estudante adere ao Fies e segue até o último mês de contrato. Ou seja, refere-se ao período em que o estudante ainda está cursando a faculdade. 

Durante o período de utilização, o estudante precisa pagar uma taxa referente a parte dos juros do financiamento e o valor do seguro de vida. A cobrança é feita a cada três meses e o valor máximo é de R$150,00.

Amortização

Desde as mudanças do Novo Fies, os estudantes já começam a pagar o financiamento logo após a conclusão do curso. Este período é chamado de amortização. 

Durante esta fase, o estudante deve fazer o pagamento das parcelas diretamente na instituição financeira. Caso o pagamento não seja regularizado, o estudante terá uma dívida com o setor público federal, além de ter seu nome incluído nos serviços de proteção ao crédito. Para evitar essa situação, os alunos inadimplentes podem renegociar a dívida do Fies.

Pelo simulador do Fies você já consegue ter uma noção dos valores das parcelas e de quanto tempo irá demorar para finalizar o pagamento. Ainda assim, é importante saber que os valores variam de acordo com algumas situações. 

Caso o beneficiário esteja desempregado e não tenha renda, é possível pagar o valor mínimo das parcelas que foi estipulado no contrato do Fies. Por outro lado, se o estudante estiver empregado ou abrir uma empresa própria, as parcelas serão descontadas automaticamente da sua conta bancária. 

A duração da fase de amortização pode variar. Mas, de acordo com o MEC, o saldo devedor do financiamento pode ser dividido em até três vezes o período de duração do curso. Assim, se o estudante concluiu a graduação em quatro anos, ele poderá pagar a sua dívida em até 12 anos. Mas atenção: o prazo máximo para pagar o financiamento é de 14 anos.  

Este artigo foi útil para você? Então compartilhe com os seus amigos para que eles também aprendam a usar o simulador do Fies para simular o financiamento estudantil!

Jornalista por formação e apaixonada pelo universo do marketing digital.

Comente