Seu sonho é fazer uma graduação em universidade pública? Então você precisa ficar por dentro do Sisu 2020, a sua principal porta de entrada para o ensino superior em instituições federais e estaduais.
Você já deve saber que a concorrência em universidades públicas é bastante acirrada. E não difícil entender as razões. Essas instituições têm prestígio no mercado, oferecem diversos cursos e muitas estão entre as melhores faculdades do país. Além de tudo isso, os estudantes não precisam pagar mensalidade, o que é um grande atrativo para qualquer um.
Anualmente, milhares de estudantes se inscrevem no processo seletivo do Sisu e se candidatam para as vagas em universidades de todo o país. Entenda agora como funciona o processo seletivo, quais os pré-requisitos para participar, as principais datas e outras informações relevantes sobre o Sisu 2020.
Como funciona o Sisu?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema interativo gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Nele, as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas em seus cursos para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A inscrição do Sisu é feita online, não tem custo e ocorre em uma única etapa. O processo seletivo acontece duas vezes ao ano, sempre no início de cada período letivo.
Basicamente, o Sisu funciona da seguinte maneira: o candidato utiliza a sua nota do Enem e se inscreve em até duas opções de curso nas instituições que estão participando do programa. Geralmente, o período de inscrições dura de três a quatro dias.
Diariamente, o sistema divulga as notas de corte para cada curso. Dessa maneira, os candidatos ficam sabendo qual a pontuação mínima para conseguir uma vaga no curso desejado. Caso a nota não seja suficiente para ser selecionado, é possível trocar a opção de curso durante o período de inscrições.
Depois disso, o sistema divulga a lista com os candidatos que foram selecionados. Assim, é necessário ir até a instituição e efetuar a matrícula.
Quem pode participar do Sisu 2020?
Para participar do Sisu 2020, é imprescindível que o candidato tenha participado do Enem 2019 e obtido pontuação maior que zero na redação.
Também é importante ficar ciente de que algumas universidades podem estipular uma pontuação mínima para a inscrição em determinados cursos. Dessa forma, se a nota do candidato estiver abaixo, o sistema impede que ele concorra à vaga.
Inscrições Sisu 2020
Não tem complicação para se inscrever no Sisu 2020. Todo o processo é feito pela internet no portal oficial do sistema. Assim que o MEC liberar as inscrições, o candidato precisa acessar o SisuMec no endereço: sisu.mec.gov.br.
Em seguida, é necessário inserir o número de inscrição e a senha cadastrada no sistema do Enem. Se você perdeu ou esqueceu essas informações, não tem problema. É possível recuperar a senha do Enem na Página do Participante de forma bem simples.
Prosseguindo com a inscrição do Sisu, o candidato precisa incluir alguns dados e marcar suas duas opções de curso, universidade, campus, modalidade de concorrência e turno.
Lembrando que as opções de curso podem ser alteradas a qualquer momento durante o período de inscrições.
Resultado e lista de espera
Depois que o prazo de inscrições é encerrado, o sistema do Sisu gera uma lista com os candidatos selecionados. Eles são classificados de acordo com a nota do Enem para cada curso, instituição, turno e modalidade de concorrência. O resultado aparece em sua página de inscrição no portal do Sisu.
Os estudantes selecionados deverão comparecer à universidade na qual foi aprovado para seguir com o procedimento de matrícula no prazo estipulado no cronograma do Sisu 2020.
Muitas pessoas acabam não concretizando a matrícula na primeira e segunda chamada e, consequentemente, sobram algumas vagas remanescentes. Então, o MEC sempre abre as inscrições para a Lista de Espera do Sisu. Assim, aqueles que não foram selecionados em suas opções de curso, têm mais uma chance para conseguir uma vaga em universidade pública.
É de total responsabilidade do candidato manifestar o interesse de participar da lista de espera. Para isso, é necessário acessar o sistema do Sisu no período definido no cronograma e confirmar sua participação.
Cronograma Sisu 2020
Um pouco antes de cada processo seletivo, o MEC divulga o edital do Sisu com as principais datas e informações que os candidatos precisam saber. Porém, o cronograma Sisu 2020 já foi divulgado pelo Ministério da Educação e está disponível na página oficial do Sisu.
Então, se você pretende participar do próximo processo seletivo, deve ficar atento ao ao cronograma com todas as datas, etapas e instruções. Confira todas as datas abaixo;
- Inscrições: 21 a 25 de janeiro de 2020;
- Resultado da chamada regular: 27 de janeiro;
- Prazo para inscrição na lista de espera: 28 de janeiro;
- Matrícula para candidatos da chamada regular: calendário divulgado pelas próprias universidades.
- Convocação da lista de espera: início de fevereiro de 2020.
Agora que você já sabe as principais informações sobre o Sisu 2020, continue acompanhando o Foco no Enem! Assim você fica por dentro da divulgação do edital e não perde os prazos importantes.
Comente