Saiba como é feita a correção da Redação do Enem pelo Inep

Entenda como funciona o critério de correção da Redação do Enem e como a banca avalia cada competência.

Após uma longa jornada de estudos e cumprimento da prova do Enem, a espera pela nota pode gerar ansiedade e frustração. Muitos estudantes não entendem que, por trás da correção da Redação do Enem, existe uma logística bastante criteriosa.

A avaliação da banca de corretores é feita conforme critérios adotados de cada nota. Aqui, neste post, vamos explicar detalhadamente como funciona as formas de avaliação em todas as 5 competências e de que forma a nota pode ser atribuída.

Como é feita a correção da redação do Enem?

Entenda a correção da Redação do Enem

A banca avaliadora da Redação do Enem é composta por dois profissionais que são altamente qualificados para tal função, cumprindo um longo e rigoroso treinamento realizado pelo INEP. 

Cada corretor corrige a sua redação sem ter ciência da nota atribuída pelo outro profissional. A nota final será de acordo com a aritmética das duas notas atribuídas. Ao ocorrer divergências superiores a 80 pontos em uma das competências, a redação passa a ser avaliada pelo corretor desempatador.

Se a nota permanecer com uma discrepância pessoalmente, será avaliada por uma banca presencial composta por três professores. 

Quais os critérios de avaliação?

Na correção da Redação do Enem, 5 competências são analisadas pela banca. Em cada competência atribui-se uma nota de 0 a 200 pontos. Para se obter a nota total em cada competência, é necessário que o estudante se atente aos seguintes aspectos:

Competência 1: Demonstrar pleno domínio da norma culta, cumprindo adequadamente as regras de acentuação, regência, concordância, além de ter uma compreensão da divisão adequada da estrutura sintática. Isso inclui uma perfeita divisão de parágrafos e períodos. 

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema. Nesta competência também é avaliado a obediência do gênero dissertativo, com uma estrutura que favorece a amplitude da discussão proposta.

Competência 3: Aqui, nesta competência, a banca avaliará o projeto de texto como um todo. Principalmente, se a seleção do repertório sócio produtivo dialoga bem com a discussão e o tema propostos. O estudante deve selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Aqui é onde o estudante deve aplicar a variação dos recursos linguísticos para um bom encadeamento lógico do texto e interseção dos períodos. 

Competência 5: Nesta competência, o estudante precisa desenvolver uma possível solução para o problema abordado ao longo do texto. É a chamada proposta de intervenção. Recebe a nota total aquele que investir no melhor detalhamento, como agentes, ações, meios e impactos positivos na sociedade. 

Confira:

Atribuição a nota Zero

Aquele estudante que fugir do tema, de forma a não propor uma discussão que dialogue com os textos motivadores ou utilizar de cópia dos mesmos, pode ter a redação ZERADA.

De dois anos para cá, outras forma de anulação foram consideradas, como impropérios, desenhos na redação, números e sinais gráficos soltos e aleatórios, assinatura, apelidos ou rasuras gráficas que não configurem uma informação clara. Além disso, o texto deve apresentar uma letra legível. 

Todos os resultados são divulgados pelo próprio Inep, geralmente no começo de todo ano e o próprio participante pode acessar a sua correção da redação do enem na página oficial do Inep. Vale lembrar que não há possibilidade de recursos contra a correção, mesmo em caso de redação zerada. 

Veja também: Manual de Redação do Enem – Cartilha do Participante

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos esta experiência e fique de olho no Foco no Enem. Estamos diariamente atualizando informação para você mandar bem na redação.

Formada em Letras pela UFMG, se especializou em tipologia textual e lecionou durante 6 anos nos grandes cursinhos de Belo Horizonte. Criativa e sempre atuante na área, segue criando conteúdo de qualidade sobre o ENEM e outros vestibulares regionais.

Comente