Atualmente, o Enem é o principal meio de ingresso no ensino superior do país. Por meio dele, além de realizar o sonho de fazer uma graduação ― Através do Sisu, ProUni ou Fies. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que é possível fazer a prova do Enem mesmo sem ter concluído o Ensino Médio.
Neste caso, o estudante faz a prova na condição de treineiro, que é uma modalidade permitida pelo MEC para que alunos que ainda não concluíram o Ensino Médio possam testar seus conhecimentos e “sentir” como é a prova.
Quer saber como funciona o Enem 2020 para treineiros? Então, continue esta leitura. Vamos mostrar como funciona a inscrição e o que é necessário para fazer a prova nesta condição. Acompanhe!
Enem 2020 para treineiros
Em 2020, além dos milhares de estudantes que vão tentar uma vaga no Ensino Superior, o Enem vai receber inscrições de diversos jovens que ainda estão fazendo o Ensino Médio. São os treineiros, que podem ser estudantes tanto do primeiro quanto do segundo ano que desejam conhecer a prova e avaliar os conhecimento obtidos até então.
Quem pode participar como treineiro?
De acordo com o MEC, para ser treineiro é necessário ter idade inferior a 18 anos no dia da primeira prova e estar cursando o Ensino Médio. Para essas pessoas o Enem serve somente como teste e sua nota não pode ser utilizada para ingressar no ensino superior.
Quem não é considerado treineiro?
Para ser treineiro é imprescindível estar cursando o Ensino Médio. Desse modo, quem tem mais de 18 anos pode fazer o Enem para ingressar no Ensino Superior, desde que conclua o Ensino Médio — pelas vias normais ou por meio de certificação específica.
Como é a prova para treineiros?
Como a intenção é testar o nível de conhecimento para a prova do Enem, o Ministério da Educação não faz distinção entre treineiros e não treineiros. Desse modo, a prova é a mesma para todos e os treineiros devem não só seguir o calendário de inscrições divulgado pelo MEC, mas também fazer o pagamento da taxa de inscrição.
Como funciona a inscrição Enem 2020 para treineiros?
A inscrição como treineiro funciona da mesma forma que para os outros candidatos que vão fazer o Enem. Isso quer dizer que é necessário ficar de olho no calendário oficial divulgado pelo INEP.
A inscrição é feita no site Oficial do Inep, onde o estudante deve inserir os dados solicitados no formulário de inscrição. Além disso, requer pagamento de taxa de inscrição, desde que o candidato não tenha solicitado isenção.
Por falar em isenção da taxa, o treineiro também pode solicitar desde que cumpra os requisitos estabelecidos pelo MEC, que são:
- Estar fazendo o Ensino Médio na rede pública de ensino;
- Está inscrito no CadÚnico com renda familiar de até meio salário por pessoa ou renda familiar de até três salários mínimos; e
- Ter feito o Ensino Médio em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral.
Quando sai o resultado?
Treineiros e não treineiros fazem a mesma prova e seguem as mesmas regras do Enem. Entretanto, o resultado de ambos não é divulgado no mesmo dia. Quem está fazendo a prova na condição de treineiro só recebe o resultado 60 dias depois da divulgação do resultado oficial.
Enem 2020 para treineiros: vale a pena?
Será que vale a pena inscrever-se no Enem como treineiro? Essa é uma pergunta comum entre os jovens que estão no Ensino Médio. Apesar de ser uma decisão pessoal e que deve ser analisada pelo estudante e seus pais, testar os conhecimentos antes de ter idade e condição legal para fazer o Enem é uma excelente oportunidade.
Por meio da participação como treineiro é possível saber quais áreas de conhecimentos precisam de mais atenção e estudo. Sem contar que é uma forma de estudar e manter-se atualizado.
E então, entendeu como funciona o Enem 2020 para treineiros? Se ainda houver dúvida, compartilhe com a gente nos comentários!
Comente