Solicitou a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio e não compareceu às provas? Então você precisa justificar ausência no Enem para conseguir ser isento na próxima edição.
De acordo com o Inep, o procedimento é necessário para evitar o desperdício de dinheiro público gasto impressão. Para você ter uma noção, entre 2016 e 2018, os participantes isentos que faltaram nas provas causaram um prejuízo de aproximadamente R$ 1 bilhão.
Mas, afinal de contas, quais são as justificativas aceitas pelo Inep? Continue a leitura para entender como justificar ausência no Enem e quais situações são aceitas.
Documentos para justificar a ausência no Enem
O processo para justificar ausência no Enem é simples, porém, há uma certa exigência. Isso porque o estudante precisa enviar os documentos que comprovem a razão da sua falta.
A documentação varia de acordo com as causas mas, de modo geral, não são aceitos documentos auto declaratórios ou emitidos pelos pais/responsáveis. Portanto, caso aconteça algum imprevisto com você no dia do exame, certifique-se de solicitar um documento para formalizar a situação, como atestado, certidão, boletim de ocorrência etc.
Os motivos aceitos para justificar ausência do candidato nos dias de prova do exame são os seguintes:
- acidentes de trânsito;
- assalto ou furto;
- morte na família;
- casamento;
- maternidade ou paternidade;
- acompanhamento de cônjuge ou companheiro;
- problemas de saúde, como internação, repouso, atendimento médico ou odontológico e emergência médica;
- trabalho ou deslocamento a trabalho;
- privação de liberdade;
- intercâmbio acadêmico;
- atividade curricular no Brasil ou exterior.
A relação completa com os documentos aceitos para cada um dos motivos acima consta no edital do Enem 2020. Mas, basicamente, o candidato precisa de um documento oficial que comprove a situação descrita.
Por exemplo, se você foi assaltado, deve apresentar um boletim de ocorrência em uma das datas do exame e antes do horário de fechamento dos portões. Em casos de morte, por exemplo, a certidão de óbito deve ser usada como comprovação.
Como justificar ausência no Enem?
De acordo com o edital Enem 2020, o prazo para justificativa de ausência no Enem 2019 será de 06 a 17 de abril de 2020. Essas datas coincidem com o prazo para solicitar a isenção. Então, quanto antes você realizar o procedimento, melhor será.
A justificativa de ausência é feita na Página do Participante, a mesma em que são feitas as solicitações de isenção e inscrições do Enem.
A seguir, confira o passo a passo para justificar ausência no Enem:
- Acesse: https://enem.inep.gov.br/participante
- Informe os dados solicitados (CPF e data de nascimento) para acessar a sua Página do Participante;
- Em seguida, confira se possui os documentos aceitos como justificativa de ausência. Em caso positivo, clique em “Li e concordo” para prosseguir;
- Marque a opção que indica o motivo da sua ausência. O próprio sistema apresenta os documentos necessários para cada caso;
- Anexe a documentação. Os formatos aceitos são: PDF, JPG ou PNG, com tamanho máximo de 2MB.
Resultados das justificativas
Depois de receber as justificativas de ausência no Enem, o Inep irá avaliar os motivos e os documentos enviados para deferir ou indeferir as solicitações.
O resultado será divulgado no dia 24 de abril e os estudantes ainda poderão entrar com recursos entre os dias 27 de abril e 01 de maio. Então, no dia 07 de maio, o Inep irá divulgar o resultado final das justificativas de ausência.
Vale ressaltar que os resultados estarão disponíveis diretamente na Página do Participante.
E aí, solucionou todas as suas dúvidas sobre o assunto? Não se esqueça que justificar ausência no Enem 2019 é indispensável para conseguir a isenção da inscrição no Enem 2020. Então, fique atento ao cronograma do exame e siga as dicas acima para realizar o procedimento.
Comente