Como tirar acima de 900 pontos na Redação do Enem em 7 passos

Tirar uma nota boa da Redação do Enem é um desafio para muitos estudantes. No post de hoje, vamos compartilhar algumas dicas para você se inspirar!

Tirar acima de 900 pontos na Redação do Enem

Nem sempre para se tirar uma boa nota no Enem é preciso estudar nos cursinhos mais caros, investir no material de ponta. Isso porque, grande parte dos alunos que a gente vê na íntegra, para tirar acima de 900 pontos na redação do Enem, adotaram estratégias simples.

Para garantir uma nota boa na redação, é preciso escrever bastante. Todos nós sabemos que geralmente saímos da escola com um déficit na prática da escrita muito grande. E isso faz uma diferença enorme na hora de estudar para o vestibular.

Por isso, no texto de hoje, vamos ensinar 7 estratégias simples que podem ajudar você a se sair bem na Redação do Enem e conseguir mais de 900 pontos. 

Como é possível tirar acima de 900 pontos na Redação do Enem?

1. Leia redações nota 1.000 que já foram divulgadas

Todos os anos, na íntegra, os alunos que tiraram nota mil na Redação divulgam o conteúdo na internet e outras dicas do que fizeram para alcançar essa nota.

Você pode reparar quem nem todos esses alunos vieram de um bom pré-vestibular. Muitos estudaram em casa ou apenas com acompanhamento de colegas.

Acesse as redações deles, leia os relatos e busque inspirações para começar a escrever, pois se eles conseguem, você também pode chegar lá.

Veja quais métodos de escrita usaram, se diversificaram bem os recursos linguísticos, que tipo de destaque argumentativo e recorte fizeram da informação. Essas dicas farão total diferença para você começar a escrever. 

2. Pratique a escrita

Escreva, pelo menos, 2 redações por semana. E se puder, até mais! Ainda sobre relatos de estudantes que tiraram acima de 900, pode perceber que a maioria deles escrevia entre 3 a 5 redações por semana. 

A prática da escrita melhora a caligrafia, estimula o bom uso dos recursos linguísticos de coesão e torna a ideia mais clara ao longo do destrinchamento do assunto.

Por isso, o ideal é pegar o mesmo tema e escrever, se possível, 2 redações por semana. No fim, faça um comparativo de qual você acredita que seria melhor avaliada pela banca. 

3. Seja organizado com o seu material

Quando eu estou em sala de aula, vejo muito dos meus alunos que brilharam na redação, serem extremamente organizados. No começo, achei que isso era capricho.

Depois, percebi que essa organização que fazia parte da rotina deles era um grande diferencial no resultado.

Uma coisa interessante e que me chamava a atenção, é que muitos deles tinham uma pasta onde guardavam todas as redações que eles produziram ao longo do ano e que foram bem avaliadas.

Ter essa pasta plástica com as redações de referência pode ajudar muito na hora de estudar. 

Organize os textos por temas e depois por notas. Tenha as redações acima de 900 como base para as próximas. O que você usou como recurso linguístico? Como você desenvolveu o assunto? Você conseguiu ser mais objetivo?

Para facilitar a memorização de citações, você pode colocar algumas na parede do seu quarto para ficar lendo sempre que passar por lá.

4. Use aplicativos para você estudar

A tecnologia hoje dispõe de vários recursos como aplicativos, sites, blogs, guias para você estudar e aprimorar a escrita. Existem apps de concordância verbal, regência, recursos linguísticos para você usar na coesão textual e muito mais!

Utilize planners para você enumerar suas tarefas e temas de redação que irá escrever diariamente. Acesse blogs e guias, como este que você está lendo, para pegar dicas práticas para desenvolver uma boa escrita. 

5. Faça redação e peça alguém para corrigir 

Escreva redação e peça alguém experiente para corrigir. Se o orçamento está curto para pagar um cursinho, junte 5 redações e pague um professor particular para te dar as referências principais. Depois você usa as dicas para estudar com mais profundidade ao longo do ano. 

Há, também, muitas plataformas acessíveis de pré-vestibular que dispõe de corretores do Brasil todo que você pode investir e são muito acessíveis para o seu bolso, como Descomplica, Kuadro, Me Salva, Stoodi, entre outros.

Vale a pena garimpar quais possuem os melhores recursos e treinar de casa mesmo. 

6. Faça redações sobre o maior número de temas que puder

Diversifique os temas de redação que você for escrever. Até porque o Enem está sendo a cada ano mais surpreendente, não é mesmo? Não sabemos o que esperar.

Então é melhor se precaver, diversificando os assuntos e suas abordagens. Fale sobre cinema, cultura, racismo, política internacional, reciclagem, enfim, toda possibilidade é válida. 

Pesquise dados estatísticos, filmes, séries, novelas, documentários e todo e qualquer recorte sócio produtivo que ajude a você aprofundar mais sobre o que está acontecendo no Brasil e na sociedade.

7. Leia e interprete bem os textos motivadores

Por fim, uma leitura atenta dos textos motivadores na hora de escrever a redação faz total diferença. Isso porque, muitos estudantes deixam de tirar nota mil porque interpretam mal e não seguem as diretrizes da Redação do Enem antes de começar. 

Muitos acabam dando a opinião pessoal ou indo em outro direcionamento que não necessariamente respondem ao que o tema proposto.

Ao treinar em casa, antes do vestibular, faça isso com todas as redações que escrever e observe atentamente se você respondeu o que os comandos da redação estavam pedindo. 

E aí, gostou das nossas dicas? O que você tem feito para conseguir tirar acima de 900 pontos na Redação do Enem? Se além do que colocamos aqui, você tiver mais ideias que te ajudaram a tirar uma nota boa nos anos anteriores, compartilhe aqui nos comentários!

Formada em Letras pela UFMG, se especializou em tipologia textual e lecionou durante 6 anos nos grandes cursinhos de Belo Horizonte. Criativa e sempre atuante na área, segue criando conteúdo de qualidade sobre o ENEM e outros vestibulares regionais.

Comente