6 dicas de como se preparar para o Enem 2023

Reunimos dicas essenciais sobre como você pode organizar sua rotina de estudos para o Enem. Confira!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo avaliar o conhecimento dos alunos que concluíram o ensino médio e que desejam ingressar no ensino superior.

Como será a prova do Enem 2023?

O Enem 2023 será realizado nos dias 05 e 12 de novembro. As inscrições podem ser feitas no site do inep entre os dias 08 e 19 de maio. Por isso, fique atento as datas do exame para não perder essa oportunidade.

Confira passo a passo como se inscrever no Enem 2023

O exame é composto por 180 questões objetivas e uma redação. O Enem abrange as 5 áreas do conhecimento:

  • Ciências Humanas (45 questões): história, geografia, filosofia e sociologia;
  • Ciências da Natureza (45 questões): biologia, química e física;
  • Linguagens e suas Tecnologias (45 questões): língua portuguesa, literatura, artes, educação Física, tecnologias da informação e comunicação e língua estrangeira (Inglês ou Espanhol);
  • Linguagens e suas Tecnologias (45 questões): matemática.
  • Redação: um texto dissertativo argumentativo de até 30 linhas.

A prova é realizada em dois domingos consecutivos, com duração de 5 horas e 30 minutos no primeiro dia e 5 horas no segundo dia. No primeiro dia, os estudantes respondem as questões de ciências humanas, linguagens e suas tecnologias e escrevem um texto de até 30 linhas na Redação. Já no segundo dia, os candidatos respondem questões de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias.

Checklist: Saiba o que estudar para o Enem

O Enem é utilizado como principal critério de seleção para programas de acesso ao ensino superior do Governo federal, como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, as notas obtidas no Enem também podem ser utilizadas para que o estudante ingresso em universidades privadas ou para estudar no exterior.

Devido a importância da prova, é necessário destacar que para conquistar sua vaga na universidade o estudante deve se preparar com antecedência, estudando com regularidade e seguindo uma rotina de estudos bem sólida.

Por isso, selecionamos 6 dicas de como o candidato pode se preparar para o Enem 2023 para obter o melhor desempenho possível. Confira!

6 dicas de como se preparar para o Enem 2023

6 dicas de como se preparar para o Enem 2023
Veja dicas de como se preparar para o Enem 2023!

1. Crie um cronograma de estudos

Divida o tempo disponível até a data da prova e estabeleça metas diárias e semanais para o que deseja estudar. No nosso site você encontra dicas de como montar seu próprio cronograma de estudos e quais são os conteúdos cobrados no Enem.

2. Faça revisões

Coloque no seu cronograma de estudos revisões diárias. Se você estudou algo no dia anterior, faça uma revisão rápida antes de começar a estudar novamente. Isso ajudará a manter o conteúdo fresco em sua mente.

3. Se concentre nas áreas de dificuldade

Se você tem dificuldades com alguma área específica, dedique mais tempo e esforço para estudá-la. Não se esqueça de pedir ajuda a professores, tutores ou amigos, se necessário.

Porém, lembre-se que se tal conteúdo tem pouca importância na prova do Enem, talvez seja mais prudente gastar o seu tempo com conteúdos que são mais abordados nas questões.

4. Realize simulados

Faça simulados e resolva bastante exercícios da prova para se familiarizar com o formato e o tipo de perguntas que podem ser feitas. Isso também ajudará a medir seu progresso e identificar áreas de dificuldade e que precisam ser melhoradas.

5. Utilize diversas fontes de estudos

Além de livros didáticos, use apostilas, sites, vídeos e aulas online para ampliar seus conhecimentos e se adaptar a diferentes estilos de ensino. No mais, ainda é possível se preparar para o Enem 2023 por meio de documentários, séries, filmes e podcats.

6. Descanse

Não esqueça de descansar e cuidar de sua saúde física e mental. A fadiga pode afetar seu desempenho nos estudos, por isso é importante ter um equilíbrio saudável entre estudar e descansar.

Curtiu nossas dicas de como se preparar para o Enem 2023? Não esqueça de nos acompanhar no instagram: @ofoconoenem.

Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UNIGRANDE (Centro Universitário da Grande Fortaleza), escreve artigos para os mais diversos veículos e nichos, em especial educação.

Comente